segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Origem da Água

As mais recentes teorias revelam que o surgimento da água está extremamente ligado à formação do sistema solar. A terra passou por várias etapas de resfriamento e aquecimento, em um período de resfriamento da Terra houve uma condensação do vapor que se materializou em forma de chuva, com isso a água foi depositada nas partes mais baixas, surgindo assim os primeiros oceanos (oceanos primitivos).

Durante a formação da crosta ocorreu o processo de desgaseificação, teoria que explica a liberação da água na forma de vapor. Nesse período os vulcões expeliram gases como hidrogênio e vapor de água que deu origem à atmosfera. 

“Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. O magma lançava no espaço, entre outras coisas, o vapor d´água. O que fez com que se formassem muitas nuvens e quando a Terra esfriou um pouco, a água que estava nas nuvens caía, formando a chuva. Como a Terra ainda era muito quente, a água evaporava e começava tudo de novo. Este primeiro “ciclo da água” durou muito tempo (milhares de anos) até que a Terra esfriasse o suficiente para que os primeiros rios, lagos e mares pudessem existir. A água que existe no nosso planeta hoje é a mesma que existia na época dos dinossauros!” (www.ambientebrasil.com.br, 2000).


A água é encontrada na natureza em três estados: líquido (oceanos, rios, lagos e aquífero subterrâneo), sólido (geleiras) e gasoso (atmosfera). Todos esses elementos se integram formando o ciclo hidrológico, responsável pela manutenção da vida. Esse ciclo não pode ser alterado, pois pode provocar grandes alterações nas paisagens do globo


 


A água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete virando líquido.

Existem nomes que representam cada uma destas mudanças de estados físicos, veja abaixo quais são:  



ATIVIDADE 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário