terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tratamento da àgua

“Os brasileiros produzem em média diariamente 14,5 milhões de metros cúbicos de esgoto, dos quais somente 5,1 milhões recebem tratamento. A destinação inadequada desse material ajuda a explicar por que ainda estamos às voltas com males do século XIX, como febre amarela, hepatite, diarréia e mesmo a dengue. No Rio de Janeiro, mais de 50% do esgoto coletado não recebe tratamento” (IBGE,2000).

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:

- Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

- Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

- Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

- Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

- Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.

- Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

- Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.





Diante da importância da água limpa para a preservação da vida no planeta e, ao mesmo tempo, da consciência cada vez maior de que estamos em risco, os problemas da água, suas causas e soluções têm sido foco de estudos cada vez mais freqüentes e rigorosos.
Surpreendentemente, aumentou o volume de água sem tratamento: em 1989, era de apenas 3,9% e em 2000 subiu para 7,2%. O crescimento da infra-estrutura não acompanhou o crescimento do abastecimento. O aumento do volume de água sem tratamento é um dos grandes causadores da disseminação de doenças veiculadas pela água.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), através da Resolução N° 357/05, prevê um conjunto de condições e padrões de qualidade da água necessários para que ela possa atender a seu uso preponderante. Seja no momento atual ou no futuro, da mesma forma e com o mesmo grau de importância, estabelece um conjunto de condições para o lançamento de efluentes no corpo receptor e para o controle de qualidade da água, visando a melhoria e a conservação do corpo hídrico
.


Atividade

Com respeito ao Ciclo da Água, assinale V se a afirmação for verdadeira e F se a afirmação for falsa:

 a. ( ) O calor e os ventos fazem com que a água dos mares, rios, lagos etc. se condense e suba para a atmosfera.
b. ( ) O vapor d’água da atmosfera, quando encontra uma região mais quente, evapora formando as nuvens.
 c. ( ) Quando atingem certo peso, as nuvens se desmancham e a água cai na forma de chuva (líquida ou de gelo) ou neve.
d. ( ) A água das chuvas penetra no solo até ser absorvida pela camada de rochas absorventes, formando os lençóis subterrâneos.
 e. ( ) A única maneira da água sair dos lençóis subterrâneos é através das minas e fontes.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário